9 de março de 2017

Especialistas discutem o futuro do trânsito brasileiro

Especialistas discutem o futuro do trânsito brasileiro

II Congresso da AND aborda o uso da tecnologia nos serviços públicos e na construção de cidades inteligentes

A Associação Nacional dos Detrans (AND) realiza nos dias 26 e 27 de abril, em Salvador – Bahia, o II Congresso Brasileiro de Trânsito. Focado no público que presta serviços nas áreas de habilitação, veículos, infrações e educação e tecnologia para o trânsito, o evento deste ano vai discutir ferramentas digitais que melhorem o atendimento ao cidadão, a organização de cidades inteligentes e possibilitem reduzir o número de mortes e acidentes nas ruas e estradas brasileiras.

A programação inclui mesas de debates e palestras sobre formação de condutores, monitoramento eletrônico de veículos, princípios de e-gov no atendimento aos usuários, redes sociais, ferramentas de análise de dados e novos perfis de campanhas educativas. Os convidados incluem os maiores especialistas do país, nas mais diversas áreas de atuação.

Pela primeira vez, a AND trará também a apresentação de trabalhos técnicos, com publicação de posters e uma compilação de resumos. Serão cerca de 100 papers produzidos por técnicos de todos os Detrans do Brasil, além de prefeituras e empresas públicas e privadas, com relatos de programas e projetos transformadores implantados nos Estados.

Mesa I – Tecnologia na formação dos condutores: ferramentas de ensino e qualificação

 Data: 26/03/2017

Horário: 10h

Participantes:

Camila Dantas – Especialista em Técnicas de Ensino e Direito de Trânsito. Professora da Universidade Estadual de Goiás.

Roberta Mantovanni – Especialista em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito. Autora de 16 publicações paradidáticas que integram a Coleção Vida em Trânsito.

Charles Ribeiro – Diretor-geral do Detran Pernambuco, pioneiro no monitoramento dos exames práticos de direção.

Discussão: Como a tecnologia pode melhorar os motoristas do futuro? Quais os impactos na formação com o uso de simuladores, o monitoramento de exames práticos, as provas teóricas eletrônicas para primeira habilitação e as aulas por videoconferência?

Mesa II – Cenários da identificação eletrônica de veículos no Brasil

 Data: 26/03/2017

Horário: 14h

Participantes*:

Elmer Coelho Vicenzi – Diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Jorge Luiz Macedo Bastos – Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Virgílio de Paula Tourinho – Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia.

Discussão: O projeto do Governo Federal para o Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), as alternativas e os desafios para tirar as propostas do papel e torná-las realidade.

 

Mesa III – Business Inteligence e bancos de dados: como o uso de informações pode melhorar a gestão do trânsito

 Data: 26/03/2017

Horário: 16h

Participantes:

  José Leles de Souza – Presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (ICETRAN) e membro do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina.

Jorge Tiago Bastos – Professor doutor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), consultor em engenharia de transportes, atuando nas áreas de segurança viária, engenharia de tráfego, microssimulação de tráfego e mobilidade urbana sustentável.

Maria de Fátima Marinho de Souza – Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – Ministério da Saúde.

Discussão: Como a tecnologia pode contribuir para traçar um cenário mais próximo da realidade e ajudar no planejamento de ações e políticas públicas de segurança viária?

Mesa IV – Princípios de e-gov e m-gov nos serviços prestados pelos órgãos de trânsito

Data: 27/03/2017

Horário: 9h

Participantes:

 

Beatriz Barreto Brasileiro Lanza – Analista Sênior da Companhia de Tecnologia da Informação do Governo do Paraná (CELEPAR).Coordenou o projeto de Governo Eletrônico que recebeu o prêmio CONIP DE  EXCELÊNCIA em 2006.

Maria da Glória Guimarães dos Santos – Diretora-geral do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Tecnóloga em Processamento de Dados, com MBA em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas.

Discussão: Soluções digitais que apresentam resultados no atendimento aos usuários dos Detrans. Como os Estados estão usando a tecnologia para acabar com filas e reduzir a burocracia? Terminais de autoatendimento, TVs Digital, serviços online, aplicativos mobile.

Mesa V – Tecnologia nas campanhas educativas de trânsito: novos desafios e possibilidades

Data: 27/03/2017

Horário: 11h

Participantes:

 Pedro Corrêa – Especialista em programas de segurança no trânsito. Criador e consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Autor de três livros e coordenador da pesquisa nacional de opinião pública  sobre como o brasileiro percebe a segurança no trânsito.

Rodrigo Ramalho – Educador de trânsito, especialista em educação, legislação, inteligência emocional no trânsito e segurança viária.

Rodolfo Amaral – Diretor de Criação da CCZ/WOW Comunicação, 6 peças shortlist em Cannes, 3 vezes vencedor e 7 vezes finalista do Profissionais do Ano da Rede Globo, medalhas no El Ojo, WAVE, FIAP, CCSP.

Discussão: Os desafios dos órgãos de trânsito em encontrar novas plataformas de comunicação. A mudança nos temas abordados (celular e direção, digitar ao dirigir). Como chamar a atenção do público?

Mesa VI – Trânsito, internet e redes sociais na nova realidade do trânsito brasileiro

Data: 27/03/2017

Horário: 14h30

Participantes*:

 Hugo Leal – Autor da Lei Seca, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e titular na Comissão de Viação e Transportes.

Ildo Mário Szinvelski – Diretor-geral do Detran Rio Grande do Sul. Especialista em Segurança do Trânsito pela ULBRA/RS, com pós-graduação em Segurança do Trânsito (2000). Especialista, também, em Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas e Direção Defensiva.

Carlos Augusto Elias de Souza – Servidor do Detran Pernambuco, professor colaborador da Faculdade IBGM no mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana e na Faculdade dos Guararapes no curso de pós graduação em Gestão Pública e Mobilidade Urbana, na disciplina Gestão e Qualidade em Transportes.

Discussão: Proposta discutida na Câmara dos Deputados pede reforma no Código Nacional de Trânsito para criminalizar uso de serviços como o Waze, com pena prevista de dois anos de prisão para quem colaborar com informações de blitz e barreiras policiais. Como as redes sociais estão afetando o trânsito brasileiro?

Mesa VII – Carros e cidades inteligentes: o futuro da mobilidade urbana

Data: 27/03/2017

Horário: 16h

Participantes*:

 Lúcio Gomes – Diretor-geral do Detran da Bahia, especialista em administração pública, finanças e planejamento de cidades.

 

Antonio Carlos Botelho Megale – presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil.

Cel. Edar Borges – Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, mestre em Políticas e Gestão de Segurança Pública, especialista em Segurança do Trânsito, autor e professor sobre o tema.

Discussão: A tecnologia tornou realidade o que parecia ficção, mas quais impactos para a mobilidade urbana? Veículos guiados à distância, carros com sistemas de prevenção de acidentes, sistemas de controle de tráfego em tempo real, transporte público moderno.

*participantes a confirmar

BOX – Programação completa

Dia 26/04
8h Credenciamento
9h Abertura oficial
10h Mesa I – Tecnologia na formação dos condutores: ferramentas de ensino e qualificação
12h Almoço
14h Mesa II – Cenários da identificação eletrônica de veículos no Brasil
15h30 Coffebreak
16h Mesa III – Business Inteligence e bancos de dados: como o uso de informações pode melhorar a gestão do trânsito
18h Encerramento Dia 1
Dia 27/04
9h Mesa IV – Princípios de e-gov e m-gov nos serviços prestados pelos órgãos de trânsito
11h Mesa V – Tecnologia nas campanhas educativas de trânsito: novos desafios e possibilidades
12h30 Almoço
14h30 Mesa VI – Trânsito, internet e redes sociais na nova realidade do trânsito brasileiro
16h Coffebreak
16h30 Mesa VII –Carros e cidades inteligentes: o futuro da mobilidade urbana
18h Solenidade de Encerramento